Escolha Seu CirurgiãoSociedade Brasiliera de Cirurgia Plástica

Informação importante

Para ingressar em um dos serviços credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), é necessário que o candidato tenha o diploma de médico, registro definitivo no Conselho Regional de Medicina e, como pré-requisito, residência ou especialização de dois anos em Cirurgia Geral, que poderá ser realizada em serviços credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).

Os serviços de Cirurgia Plástica credenciados pelo MEC, exigem que a residência em Cirurgia Geral também seja feita em serviço credenciado pelo MEC. Assim, candidato que cumpra a residência em Cirurgia Geral, em serviço credenciado pelo MEC, poderá prestar provas em serviços credenciados pelo MEC e ou pela SBCP. Entretanto, o candidato oriundo de especializações não credenciadas pelo MEC, mas credenciadas somente pelo CBC (Colégio Brasileiro de Cirurgiões), somente poderão fazer provas em serviços credenciados pela SBCP e não em serviços credenciados pelo MEC.

Os programas de estágio têm duração mínima de três anos, com uma carga horária anual mínima de 2200 horas. Ao final de cada ano, os médicos fazem prova na regional da Sociedade com o intuito de averiguar o aproveitamento anual individual.
O programa de estágio deve proporcionar 80 a 90% de sua carga horária anual sob a forma de treinamento e os demais 10 a 20% devem destinar-se à atividades teórico-práticas, tais como: clube de revistas, cursos, palestras e seminários, tanto em âmbito de Cirurgia Plástica como de especialidades afins.

O conteúdo do programa deve abranger obrigatoriamente as seguintes áreas:

  • Cirurgia Plástica Geral
  • Anomalias Congênitas
  • Urgências
  • Queimados
  • Cirurgia de mão
  • Cirurgia Maxilofacial ou Crâniomaxilofacial
  • Cirurgia Oncológica
  • Cirurgia Estética

Fontes:
· cirurgiaplastica.org.br
· portal.mec.gov.br
· cfm.org.br
· Manual de boas práticas em cirurgia plástica / Jorge Menezes – Rio de Janeiro, 2012.